Pesquisa e Leitura

Seja bem-vindo à Sala de Referência e Leitura Virtual do Arquivo! Encontra-se no espaço onde pode aceder a diversas funcionalidades. Todo o seu relacionamento com o ADP passará por aqui.

Conheça os Projetos do ADP

Neste espaço, poderá conhecer os vários projetos do ADP, os já realizados ou ainda em curso. Surpreenda-se!
Este mês, "40 anos de 25 de Abril, 40 documentos"

 

Tema do mês

Para divulgar a documentação que custodia e os serviços técnicos e funções que lhe estão legalmente afetos, o Arquivo Distrital do Porto dinamiza o projeto “Tema do mês”, apresentando, todos meses, um novo Tema. Descubra o deste mês!

Projeto do mês Arquivo Distrital do Porto

...

Arquivo Distrital do Porto - Atribuições

A «promoção do conhecimento e a fruição do património arquivístico» custodiado e da área geográfica de intervenção, são competências deste Arquivo, assumidas como uma natural vocação e enriquecidos por atividades que se pretendem inovadoras, quer na orientação dada a sua concretização, quer nos meios a usar.

No ADP acreditamos que a intervenção cultural se pauta por uma necessária interação com o meio social em que o Arquivo se insere.

Oferecemos vários serviços, possibilidades diversificadas de levar os diferentes públicos à descoberta dos documentos, da sua riqueza informacional, da sua estética formal, das funções e atividades que carregam para além do presente, a visão integradora dos documentos/informação custodiados, da atividade do Arquivo e dos públicos/atores sociais com que se relaciona.

 A atividade cultural e educativa não é, assim, uma atividade fechada pelo que se acolhem propostas de cooperação, da mais simples disponibilização de espaços às co-produções que valorizem o património existente.

 

O Serviço Educativo

No âmbito desta atividade, o Serviço Educativo apresenta uma abordagem renovada, direcionada para a formação dos mais jovens, atingindo assim um dos seus objetivos fundamentais: a transmissão da memória coletiva, contribuindo de uma forma clara para o crescimento intelectual e crítico dos jovens que o visitam por via presencial ou remota.

O Serviço Educativo pretende ser um canal privilegiado da comunicação eficaz e eficiente dos fundos documentais que, pelo seu valor administrativo, histórico/cultural e informativo são de conservação permanente. Contudo, não pretende esgotar nos documentos o objeto da sua atuação: utilizando os mais diversos meios, localmente e aos cibernautas que nos visitam, dará a conhecer também as valências do Arquivo Distrital do Porto e das atividades profissionais relacionadas. É uma perspetiva de arquivo total a transmitir aos utilizadores, que não apenas os estudantes e investigadores, usando de metodologias adequadas: pedagógicas, didáticas e também lúdicas.

Com vista a abranger públicos escolares diversificados e grupos com dinâmicas de atividade plurais, propomos também visitas com dinâmicas diferenciadas, com espaços e recursos lógico-pedagógicos distintos.

Assim sendo, poder-se-á afirmar que o Serviço Educativo incentiva o contacto com as fontes primárias, mas também desenvolve hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo, promove o gosto pelo conhecimento da história (regional, local…) e da importância do trabalho arquivístico como fator de formação cultural/moral e cívica de todos os cidadãos.

Arquivo Distrital do Porto - Pedido de visita 

Importante

Todas as instituições que pretendam visitas ao Arquivo Distrital do Porto deverão preencher este formulário e enviá-lo com pelo menos 15 dias de antecedência.

O n.º máximo de participantes por visita é de 15. Caso este número seja excedido serão organizadas várias visitas.

Abrir o formulário (nova janela)

 

 

Caso não consiga enviar o formulário, descarregue a versão em Word ou a versão em pdf para envio por fax. +351 223 395 179 ou correio.

Arquivo Distrital do Porto - Actividades 

Programa

A execução de um programa cultural e educativo concretiza-se na construção de produtos que ajudem à divulgação do património arquivístico e no apoio a manifestações culturais e educativas exteriores.

A organização de visitas que permitam a aproximação dos cidadãos aos documentos, a perceção dos seus aspetos físicos e intelectuais.

A realização de exposições, conferências e debates sobre assuntos relacionados com a documentação, das informações que contêm às dinâmicas sociais e profissionais a que se referem.

A produção de informação tematicamente sobre aspetos específicos dos arquivos.

A formação de pessoas como fator de valorização e preservação patrimoniais futuras.

Intensificar a relação estabelecida com a comunidade local e incentivar a criação de hábitos culturais.

Abrir o Arquivo à cooperação com a sociedade civil, nomeadamente através da colaboração em regime de voluntariado.

O acolhimento de acontecimentos que potenciem o conhecimento da cidade e do distrito.

 

Serviço Educativo

O programa educativo do Arquivo consiste em:

Fomentar as visitas de estudo, com enfoque nos fundos documentais, instrumentos de pesquisa, serviço de referência e leitura, depósitos, serviços técnicos… acedendo a espaços “públicos” e “privados”.

Apoiar a atividade escolar no âmbito de projetos Arquivo/Escola/Meio.

Sensibilizar e motivar os diferentes públicos para as fontes documentais, integrando momentos de formação, de partilha de conhecimentos, que estimulam uma aproximação crítica multidisciplinar de épocas diferentes, potenciando a fruição de um património documental com características singulares.

Elaboração de material educativo em sintonia com os atuais programas escolares, procurando uma maior abrangência de públicos escolares.

 

Atividades em curso ou a realizar brevemente

Deixe-nos a sua opinião, sugestão, ou um pedido de informação de eventos.

Abrir o formulário (nova janela)

SCROLL TO TOP