As boas conversas estão de volta ao Arquivo Distrital do Porto já neste próximo dia 30 de janeiro, às 16:30, com a realização da 1.ª “Hora dos Fundos” de 2019.

Estas sessões pretendem estimular o diálogo e a partilha de experiências entre investigadores, jornalistas e autores que utilizaram, nos seus trabalhos, documentos de arquivos públicos ou privados.

Desta vez contaremos com a presença dos investigadores e professores universitários António Barros Cardoso e Gonçalo Maia Marques, moderados pelo presidente da Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto Sérgio Veludo Coelho.

O tema será: “No Reino do Vinho dos Homens: caminhos documentais pelos fundos do(s) Arquivo(s)

Na próxima quarta-feira, dia 30, venha conversar connosco! A entrada é livre!

 

Porto, 17 de janeiro de 2019

 

Já se encontra fechado o calendário para 2019 do projeto “Consultório no Arquivo” e, por conseguinte, abertas as inscrições para as várias sessões individuais e coletivas distribuídas ao longo do presente ano.
Mais uma vez, o “Consultório no Arquivo” privilegiará o atendimento personalizado e gratuito. As consultas individuais terão a duração máxima de 60 minutos e incidirão sobre casos concretos e pontuais, sempre com a presença de profissionais de arquivo e de conservação e restauro. As sessões coletivas incidirão sobre a partilha de experiências e informações e poderão ser ou não temáticas. 
As situações mais complexas e que exijam uma intervenção mais sistemática serão orientadas para o serviço de apoio técnico/consultoria, disponibilizado, nos termos da Lei em vigor, pelo Arquivo Distrital do Porto.

Porto, 14 de janeiro de 2019

O Concerto de Natal, promovido pela Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto, realiza-se, este ano, no dia 14 de dezembro, às 21:30.

O concerto deste ano, alusivo ao Centenário do Armistício (1918-2018), será oferecido pelo Coro de São Bento e a entrada é livre.

No final, haverá um momento de convívio. Traga amigos e família e partilhe connosco este momento especial!

Porto, 4 de dezembro de 2018

Realizou-se no passado dia 14 de dezembro, às 21:30, o Concerto de Natal, promovido pela Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto.

O concerto deste ano, alusivo ao Centenário do Armistício (1918-2018), foi oferecido pelo Coro de São Bento.

Veja as imagens do concerto AQUI

Porto, 19 de dezembro de 2018

No final de 2018, o Arquivo Distrital do Porto recebeu mais uma doação de documentos de arquivo. Desta vez, o conjunto documental é referente à atividade profissional do Dr. Mário Brochado Coelho, sendo constituído por processos dos casos tratados no seu exercício da advocacia, entre 1966 e 2016.

Este fundo documental será objeto de tratamento técnico e, após a sua conclusão, será comunicado e disponibilizado publicamente.

Este tipo de aquisição espelha a participação ativa que os cidadãos devem ter na preservação do seu património documental, sendo representativo da consciência cívica face ao papel dos arquivos na salvaguarda da memória pública e dos direitos dos cidadãos.

Porto, 14 de janeiro de 2019

SCROLL TO TOP