As boas conversas estão de volta ao Arquivo Distrital do Porto neste próximo dia 28 de novembro, às 16:00, com o regresso da “Hora dos Fundos”.

Estas sessões pretendem estimular o diálogo e a partilha de experiências entre investigadores, jornalistas e autores que utilizaram, nos seus trabalhos, documentos de arquivos públicos ou privados.

Desta vez contaremos com a presença das investigadoras Joana Miguel Moreira e Raquel Patriarca, moderadas pela diretora do Arquivo Distrital do Porto Maria João Pires de Lima.

O tema será “Documentos das Artes Cénicas: dos bastidores das memórias ao acesso em linha”, focando um belíssimo conjunto documental doado ao ADP por Maria Branca Ribeiro de Lemos, Maria Luísa Ribeiro de Lemos e Maria Isilda Ribeiro Vieira, em memória de Jorge Antelmo Ribeiro Vieira.

Na próxima quarta-feira, dia 28, venha conversar connosco! A entrada é livre!

 

Público-alvo: professores, investigadores, estudantes e público em geral

Local e hora: Arquivo Distrital do Porto, às 16 horas

Duração: 1-2 horas

Entrada livre

Porto, 26 de novembro de 2018

O Concerto de Natal, promovido pela Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto, realiza-se, este ano, no dia 14 de dezembro, às 21:30.

O concerto deste ano, alusivo ao Centenário do Armistício (1918-2018), será oferecido pelo Coro de São Bento e a entrada é livre.

No final, haverá um momento de convívio. Traga amigos e família e partilhe connosco este momento especial!

Porto, 4 de dezembro de 2018

Realiza-se, no ADP, no próximo dia 22 de novembro (quinta-feira), às 16h30, a sessão informativa e mostra documental “Fios de um Arquivo Sindical”, sobre o Sindicato dos Trabalhadores dos Setores Têxteis, Vestuário, Calçado e Curtumes do Distrito do Porto - Secção de Santo Tirso.

A sessão será moderada por Maria João Pires de Lima (diretora do ADP) e contará com a participação de Palmira Peixoto e Manuel Freitas (dirigentes do SINTEVECC) e Sandra Rede (técnica superior do ADP).

A mostra documental estará patente ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h00, de 22 de novembro a 14 de dezembro.

A entrada é livre

Porto, 12 de novembro de 2018

Realizou-se no passado dia 28 de junho (quinta-feira), uma conferência subordinada ao tema “Quotidianos e Sociabilidades Portuenses no contexto da Grande Guerra – Ano 1918”, com a abertura de Maria João Pires de Lima (diretora do Arquivo Distrital do Porto) e a participação, enquanto oradores, de Sérgio Veludo Coelho (Escola Superior de Educação do Porto), Jorge Ferreira (Arquivo Distrital do Porto) e Rui Martins (Licenciatura em Gestão do Património ESE/PP).

A iniciativa, que já contou com edições anteriores, pretendeu assinalar o centenário da Primeira Guerra Mundial, que decorreu de 28 de julho de 1914 até 11 de novembro de 1918, e resulta da colaboração entre o Arquivo Distrital do Porto, a Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto e a Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto.

A conferência e a mostra decorreram do trabalho desenvolvido pelo aluno Rui Martins, em contexto de estágio curricular realizado no ADP.

A mostra estará ainda patente ao público até 13 de julho, e pode ser visitada, entre as 9h30 e as 16h00, de segunda a sexta-feira. A entrada é livre.

Porto, 2 de Julho de 2018

Realiza-se, no ADP, de 19 de novembro a 10 de dezembro, às segundas-feiras, entre as 14:00 e as 16:00, o I Workshop de Paleografia, promovido pela Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto.

Com um total de 4 sessões, este Workshop visa a análise, a leitura e a transcrição paleográfica de documentação medieval e moderna, conservada tanto nos fundos do Arquivo Distrital do Porto, como nos fundos de outros arquivos nacionais. De modo a atingir este objetivo, na primeira sessão, serão apresentadas as abreviaturas paleográficas portuguesas que servirão como instrumento auxiliar de trabalho. As sessões seguintes serão dedicadas a documentos notariais (do séc. XV) e a registos notariais e paroquiais (dos sécs. XVI e XVII).

A formadora será a Doutora Maria João Oliveira e Silva, paleógrafa e investigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O workshop tem um valor de 50 euros para o público em geral e de 40 euros para associados da Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto e colaboradores da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

N.º mínimo/máximo de participantes: 15/22

Informações e inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Porto, 15 de outubro de 2018

SCROLL TO TOP