Um novo ano letivo representa sempre uma nova oportunidade de visitar o ADP. Assim, todas as instituições que pretendam visitar-nos, deverão preencher o nosso formulário de visita e enviá-lo, com pelo menos 15 dias de antecedência, para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O n.º máximo de participantes por visita é de 15. Caso este número seja excedido serão organizadas várias visitas.

O ADP acolhe também outras visitas de grupo, não escolares, desde que haja um mínimo de 6 participantes. Informe-se pelo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 220 046 200.

Porto, 23 de outubro de 2017

Realizou-se no dia 20 de outubro (sexta-feira), a apresentação pública do projeto “Em CONFRONTO pela Liberdade: acesso e salvaguarda da memória de uma cooperativa cultural portuense (1966-1972)”.

O projeto, cofinanciado pelo IBERARCHIVOS - Programa ADAI, permitiu adquirir material de conservação adequado, com vista ao tratamento técnico arquivístico e de conservação de 100% do acervo da Cooperativa Confronto, doado ao Estado Português, em 2014, por Mário Brochado Coelho.

A mostra documental com documentos originais da Confronto - Cooperativa de Promoção Cultural estará patente ao público até 3 de novembro.

Poderá ver o registo fotográfico da iniciativa AQUI

Porto, 23 de outubro de 2017

No âmbito das comemorações do centenário de nascimento de ÓSCAR LOPES promovidas pela FLUP, realiza-se no Arquivo Distrital do Porto, no próximo dia 16 de novembro (quinta-feira), às 18h00, a conferência:
ÓSCAR LOPES, UM PROFESSOR RADICAL, por LUÍS GROSSO CORREIA (professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto).

Estará ainda patente ao público a mostra documental:
ÓSCAR LOPES, ENTRE LINHAS DA MEMÓRIA
com documentos de arquivo originais, custodiados pelo Arquivo Distrital do Porto e pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo.

A entrada é livre. A mostra poderá ser visitada até 30 de novembro.

Porto, 14 de NOVEMBRO de 2017

No âmbito das comemorações do centenário de nascimento de ÓSCAR LOPES promovidas pela FLUP, estará patente ao público, até 30 de novembro, a mostra documental:
ÓSCAR LOPES, ENTRE LINHAS DA MEMÓRIA
com documentos de arquivo originais, custodiados pelo Arquivo Distrital do Porto e pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Porto, 13 de NOVEMBRO de 2017

Depois das sessões da Primavera, realizadas em 29 de março e 31 de maio, segue-se, a 25 de outubro, também no ADP, a 3.ª Hora dos Fundos com o tema “Casas da Roda do Porto e de Penafiel: contributos para o estudo dos Expostos do distrito do Porto”.

Estas “conversas às quatro” pretendem estimular o diálogo e a partilha de experiências entre investigadores, jornalistas e autores que utilizaram, nos seus trabalhos, documentos de arquivos públicos ou privados.

Privilegiando as fontes documentais custodiadas pelo ADP, estes encontros visam ainda divulgar, através de abordagens temáticas, os fundos arquivísticos atualmente acessíveis ao público em geral via web, bem como a sua reutilização enquanto fontes de conhecimento rigorosas e fidedignas. Neste caso concreto, serão ainda referidos outros caminhos passíveis de serem traçados na investigação a partir de fontes primárias.

Desta vez contaremos com a presença da investigadora e professora universitária Isabel Guimarães e Sá e da mestranda Patrícia Carvalho cuja dissertação incidiu precisamente sobre o fundo da Casa da Roda de Penafiel.

Público-alvo: professores, investigadores, estudantes e público em geral

Local e hora: Arquivo Distrital do Porto, às 16 horas

Duração: 1-2 horas

Sessões previstas para 2017: 29 de março | 31 de maio | 25 de outubro | 29 de novembro

Entrada livre

Porto, 17 de maio de 2017

SCROLL TO TOP