Realizou-se no passado dia 28 de junho (quinta-feira), uma conferência subordinada ao tema “Quotidianos e Sociabilidades Portuenses no contexto da Grande Guerra – Ano 1918”, com a abertura de Maria João Pires de Lima (diretora do Arquivo Distrital do Porto) e a participação, enquanto oradores, de Sérgio Veludo Coelho (Escola Superior de Educação do Porto), Jorge Ferreira (Arquivo Distrital do Porto) e Rui Martins (Licenciatura em Gestão do Património ESE/PP).

A iniciativa, que já contou com edições anteriores, pretendeu assinalar o centenário da Primeira Guerra Mundial, que decorreu de 28 de julho de 1914 até 11 de novembro de 1918, e resulta da colaboração entre o Arquivo Distrital do Porto, a Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto e a Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto.

A conferência e a mostra decorreram do trabalho desenvolvido pelo aluno Rui Martins, em contexto de estágio curricular realizado no ADP.

A mostra estará ainda patente ao público até 13 de julho, e pode ser visitada, entre as 9h30 e as 16h00, de segunda a sexta-feira. A entrada é livre.

Porto, 2 de Julho de 2018

Realiza-se no próximo dia 28 de junho (quinta-feira), a partir das 16h30, uma conferência subordinada ao tema “Quotidiano e Sociabilidades Portuenses no contexto da Grande Guerra – Ano 1918”, com a abertura de Maria João Pires de Lima (diretora do Arquivo Distrital do Porto) e a participação, enquanto oradores, de Sérgio Veludo Coelho (Escola Superior de Educação do Porto), Jorge Ferreira (Arquivo Distrital do Porto) e Rui Martins (Licenciatura em Gestão do Património ESE/PP).

A iniciativa, que já contou com edições anteriores, pretende assinalar o centenário da Primeira Guerra Mundial, que decorreu de 28 de julho de 1914 até 11 de novembro de 1918, e resulta da colaboração entre o Arquivo Distrital do Porto, a Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto e a Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto.

Fará ainda parte deste evento um percurso expositivo com documentos originais da época.

A conferência e a mostra decorrem do trabalho desenvolvido pelo aluno Rui Martins, em contexto de estágio curricular realizado no ADP, e estará patente ao público até 13 de julho, entre as 9h30 e as 16h00, de segunda a sexta-feira.

A entrada é livre.

Porto, 22 de Junho de 2018

Informamos que se encontra a decorrer, entre 1 de junho e 10 de setembro de 2018, o período de inscrição à XXª Convocatória de apoio a projetos de arquivo, no âmbito dos Programas ADAI_Iberarquivos. Mais informações e formulários de inscrição em: http://www.iberarchivos.org/pt/convocatorias-ajudas/

Igualmente convidamos todos os interessados a tomarem conhecimento dos resultados da XIXª Convocatória e dos projetos aprovados pelo Conselho Intergovernamental que se reuniu em Lima entre 19 e 21 de maio de 2018. Para mais informação, consulte a lista de projetos aprovados em: http://www.iberarchivos.org/pt/convocatorias/projetos-iberarchivos-2016/

Porto, 2 de Junho de 2018

Comunicamos que os serviços do ADP estarão encerrados no dia 13 de fevereiro de 2018 (terça-feira de Carnaval).

Mais, informamos que a tolerância de ponto, nesse dia, foi concedida, nos termos do Despacho n.º 1342/2018 - Diário da República n.º 28/2018, Série II de 2018-02-08, aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos.

Para mais informações, clique aqui

Porto, 12 de fevereiro de 2018

PROGRAMA ADP

Manhã

10h às 12h30

Consultório no Arquivo: sessão coletiva

10h30 às 12h00

Visita guiada ao ADP: edifício, circuito documental, áreas técnicas e visualização de documentos originais

 

Tarde

14h30-16h

Consultório no Arquivo, visita técnica orientada: noções básicas e práticas de organização e conservação preventiva em arquivos

 

14h30-16h

Visita guiada ao ADP: edifício, circuito documental, áreas técnicas e visualização de documentos originais

Atenção: As atividades são gratuitas, mas a inscrição é obrigatória (pelo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

As inscrições estão sujeitas a um n.º máximo de 10 participantes na sessão coletiva de Consultório no Arquivo e de 15 participantes por visita.

Porto, 12 de março de 2018

SCROLL TO TOP